terça-feira, 14 de abril de 2015

Ney : A voz da alma



O Ney é um dos principais instrumentos de sopro da Turquia, e sua historia remonta a tempos ancientais e ainda hoje, tem  um papel muito importante na musica clássica turca e na musica religiosa. O nome mais antigo para o instrumento é “nâ” ou “nay” palavra suméria que foi incorporada ao persa e significa cana ou bambu;  a palavra “mizmar” usada pelos árabes para quase todos os instrumentos de sopro e significa “ instrumento voz” também foi usada para nomeá-lo. Na Turquia é tradicionalmente conhecido como Ney, e também a chamado assim em alguns países da Europa oriental. junto a palavra “zan”  do verbo persa “zadan” (tocar, tanger) temos a palavra neyzan, que se torna neyzen na pronuncia turca; e significa alguém que estuda e preserva a tradição do Ney. A palavra em árabe “Nâyî” tem o mesmo significado. Por conta do seu timbre único, o Ney sempre acabou ganhando muita importância na cultura musical dos lugares em que ocorreu. Acredita-se que a existência de tipos primitivos de Ney remontam a 5000 a.c.;  e o primeiro Ney de que se tem conhecimento remonta a cultura suméria. O exemplar mais antigo encontrado do instrumento data de 2800-3000 a.c., e hoje se encontra no museu da University of Philadelphia. Nas civilizações da Ásia central durante o sec. 9 , o Ney existia em diversos tipos e construção por Árabes e persas. E sabe-se que já era usado em cerimonias religiosas ainda naquele tempo. Alguns também acreditam que o Ney tenha sido inventado por persas. Acredita-se que o Ney usado pelos Hitay Turks, conhecidos por serem musicalmente avançados, foi tocado desde tempos ancientais na Ásia central . O Ney foi realmente incorporado a cultura turca após a sua aceitação do islã e a partir do sec. 13 se tornou um símbolo de misticismo. O grande poeta místico Mevlana Jallalludin Rumi, que viveu nesse século foi muito influenciado pela musica, e em especial pelo som do Ney. Olhando de volta ao passado e examinando as fontes e os trabalhos dos antigos mestres mevlevi, era comum encontrar o titulo “neyzen” entre os nomes deles. 




Estrutura:


O Ney e feito a partir da cana (arundo donax) que cresce em larga escala em climas quentes. Na Turquia as mais apreciadas são as que nascem nas regiões do mediterrâneo, especialmente a da região Antakia e Aegean. As que crescem na região do deserto de Hijaz, na Síria e no Líbano não são muito estimadas por uma largura menor; acredita-se que isso faz com que a cana produza um som pequeno e apagado. 
O Ney consiste em três partes:
Baspare: é a boquilha. Passou a ser usada entre os sec. 18 e 19 devido à facilidade de projeção e tocabilidade necessários para tocar a complexa musica otomana.
Parazvane: anéis de metal atados às duas extremidades da cana para evitar que o instrumento se rache.
Kamis: é o nome da cana em turco, é a madeira em si; corpo que possui 9 segmentos e 7 buracos.

Tipos de Ney:


Existem vários tipos de Ney, com diferentes tamanhos e afinações,  os “nisfiye” e os “mabeyn”. Os principais são; Bol Ahenk, Davud sah, Mansur, Kiz, Mustahsen, e Supurde. Os nisfiye são  os que estão uma oitava acima dos principais como: Bol ahenk nisfiye, Davud nisfiye, Sah nisfiye, Mansur nisfiye.
 Já os mebeyn são afinados em semitons como o Mansur Sah Mabeyn, e o Kiz Mansur Mabeyn.

Os Neys mencionados em lista: 

1 bolahenk nisfiye

2 bolahenk supurde nisfiye mebeyni

3 supurde

4 mustahsen

5 yildiz

6 kiz neyi

7 kiz Mansur mabeyni

8  mansur

9 Mansur sah mabeyni

10 sah

11 davud

12 davud-bolahenk mebeyni

1 Bol Ahenk



O Ney na cultura e literatura turca

A musica sempre esteve presente na vida religiosa da Turquia. Antes do advento do Islã, a presença da musica na vida cotidiana e em cerimonias religiosas assim como o Âyin, Cem, Zikr, Deverâan etc., tornou-se um ponto de controvérsia, e instrumentos de corda eram terminantemente proibidos em diversas ordens. Os únicos instrumentos que permaneceram foram o Ney e o Bendir, isso em quase todas as ordens. Quando se fala sobre o Ney, a primeira personalidade que vem a mente a do mestre Hz. Mevlana, e suas palavras, que a musica eram a linguagem de Deus. Acredita-se que o criador tenha se comunicado com as almas no momento em que as criou, com musica. Por essa razão, sem distinção de nacionalidade e cultura, todos podem compartilhar os mesmo sentimentos através da musica. Nenhuma arte penetra mais fundo do que a musica que é vista como um meio de real purificação, carinho e exaltação a divindade. Com essa purificação, a alma encontra a cura, removendo os tormentos da vida humana. Uma alma sem purificação, não se eleva. Ao contrario, se torna cada vez mais cega pela sujeira das paixões mundanas. A música suprime os anseios mais animais, e leva a alma a experimentar da “infinita presença” e a leva mais para perto da divindade. E para este fim, a voz mais adequada é a do Ney. 

Na literatura religiosa o Ney é muito mais do que uma cana que nasce por acaso  nos descampados banhados ao vento. O Ney, nas mãos de alguém que esta apaixonado pela divindade é como fogo, é como o próprio coração.  É um segredo de Deus. Conta-se que um dia o grande rei Davi, passando pelas canas crescendo em um charco, ouviu um som divino, e descobriu que esse som era o vento, soprando nas canas partidas. Mas que som! Davi então parou e se dirigiu até as canas “este é um som sagrado” ele deve ter pensado. Cortou um pedaço de uma das canas, levou-a aos lábios e soprou. Ele então conseguiu, através da cana, expressar seu amor e adoração a Deus.  Aquele pequeno pedaço de madeira, se transformara em amor puro em suas mãos. De acordo com outra historia, o profeta Mohammed, depois de experimentar as verdades divinas após uma longa meditação, não conseguiu conter a grande intensidade da verdade que havia ouvido, então a contou a seu protegido, Ali. Ali também não foi capaz de conter tamanha verdade, então por sua vez ele contou essa verdade para um córrego seco. Anos depois, quando o grande profeta passava pela mesma região, ouviu ao longe as palavras que havia revelado ao seu querido Ali. Seguindo o som, encontrou um grande canavial, e o som que ele ouvia era o do vento soprando nas canas, e contando tal divina verdade. Desde estes tempos, o instrumento de sopro feito de cana e conhecido como Ney vem revelando este segredo a todos os que compreendem sua linguagem, e lamenta a grande separação. Nos primeiros versos do Masnavi do grande mestre Mevlana Rumi, ele confirma o que foi dito acima, ele conta respeito do segredo que o Ney revela ao homem. Os que estudam o Masnavi concordam que o Ney, ardente em chamas de amor e separação, desde que foi cortado do charco em que crescia, representa o Insan-i Kamil (aquele que descobriu o sentido da existência, e estabeleceu contato com Deus) e que sente uma eterna saudade de sua união com Deus, assim como o Ney sente saudade de quando crescia entre as canas.

Na Mistica islâmica, o desejo de unidade com a divindade expressada pelo Ney, e uma analogia ao ser humano, forçado a cair degrau após degrau no mundo material, sentindo sempre esta nostalgia, de quando a alma e o criador eram um. Desencorajado e sem esperança, ele deve mais uma vez voltar a sua terra natal. Desde a primeira cana a ser cortada de seu leito natural, ela tomou diversas formas, passou de mão em mão, até se tornar um instrumento.









Bibliografia

Turk Musikisi Tarihi - Ak, Ahmet Sahin - Ankara
Garpli Gozuyle Turk Musikisi , Instanbul 1963
Arsli Orhan - " Neyzen Musiki Meemuasi"
Ergun, Sadeddin Nuzhet - Turk Musikisi Antolojisi , Instanbul, 1942
Erguner, Suleyman - Ney Metod , Instanbul ,2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário